REGA
- Relembre posts que marcaram os 20 anos da REGA nas nossas redes sociais. Post 1 Post 2 Post 3 Post 4 Post 5

REGA

Revista de Gestão de Água da América Latina

VOLUME: 19 - JAN/DEZ - 2022   Mais volumes...

ISSN: 2359-1919

Aplicação de indicador de estresse hídrico na Bacia do Rio Tibagi para a identificação de bacias críticas quanto ao uso dos recursos hídricos

Autores

Camila Marin Stinghen, João Marcos Carvalho, Michael Mannich

Resumo

A gestão de recursos hídricos no Brasil é fundamentada na Lei das Águas (Lei 9.433/97), a qual estabelece o atendimento dos usos múltiplos por meio da gestão integrada de qualidade e quantidade. Potenciais conflitos ocorrem em áreas críticas quando a disponibilidade de água não é suficiente para suprir todos os usos e necessidades. Uma estratégia para identificar as áreas críticas é estabelecer o balanço entre as demandas e a disponibilidade hídrica. Esta pesquisa propõe um Indicador de Comprometimento de Bacias (ICB), que representa a razão entre a vazão outorgada e a vazão outorgável, estabelecendo níveis de criticidade, aplicado a grande Bacia do Rio Tibagi no Paraná como estudo de caso para investigação. A partir da aplicação do indicador, realizou-se um diagnóstico das bacias críticas, investigando as características, as razões e tipologias de outorga como agentes para os resultados do ICB. O Indicador serve como ferramenta de gestão e apresenta com simplicidade os níveis de criticidade e permite a visualização de forma direcionada dos problemas e excepcionalidades das bacias.

Palavras-chave

Outorga; Bacias Críticas; Segurança Hídrica; Gestão de Recursos Hídricos.

Hydrological stress index applied to the Tibagi River Basin to identification of critically overexploited basins

Authors

Camila Marin Stinghen, João Marcos Carvalho, Michael Mannich

Abstract

The management of water resources in Brazil is based in the Law 9.43/97 establishing the fulfillment of multiple uses by an integrated management of water quality and quantity. Potential conflicts may occur in critical areas when the water availability is not sufficient to meet all uses and needs. One strategy to identify critical areas is to balance water demand and availability. This research proposes a Critical Basin Index (ICB), which represents the ratio between the water intake and discharge licensing and the permitted use. This index was applied to the Tibagi River Basin in Paraná as a case study. The diagnosis of this watershed allows to investigate the characteristics, reasons and types of grants which changes the ICB. The ICB index serves as a tool for management proposes, showing in a simple way the basins and their critical level.

Keywords

Water License; Critically Overexploted Basins; Water Security; Water Resources Management.

57 30

© 2025 - Todos os direitos reservados - Revistas ABRHidro - Associação Brasileira de Recursos Hídricos
Desenvolvido por Pierin.com